Lágrima Psicodélica está na mira da Digital Millenium Copyright Act

O Lágrima Psicodélica é um dos maiores acervos de discos de rock n' roll da internet. Criado em 2005 por Johnny F - um apaixonado por música, filosofia e tecnologia -, o blog conta com 38 colaboradores e recebe cerca de 195 mil visitantes por mês. Além de promover o acesso à música de qualidade e textos interessantes, tornou-se um espaço democrático de discussão e troca de idéias.

Recentemente, o Lágrima recebeu notificações do Blogger, nos termos da Digital Millennium Copyright Act (DMCA), para que retirasse alguns links do ar, sob pena de ser deletado caso não cumprisse a solicitação.

"Essas notificações não servem para nada, já que muitos de nós conhecemos nossos direitos e deveres e também sabemos que durante uma conquista alguns devem tombar. Se alguns blogs são deletados, milhares de outros são criados todos os dias e na sua grande maioria são de compartilhamento", afirma Johnny, que não acredita ser possível conter o avanço tecnológico.

Eu conversei com o blogueiro sobre a polêmica, numa entrevista que vocês podem conferir abaixo.

Por que o hábito de baixar conteúdo sem pagar tornou-se tão natural para as pessoas?
O preço alto cobrado pelos álbuns levou muita gente a baixar suas músicas pela Internet. Como essa prática (baixar sem pagar diretamente, já que pagamos para acessar a WEB) surgiu primeiro, esse hábito foi sendo difundido e hoje virou Cultura. Outro motivo está no fato de que muitos álbuns estão fora de catálogo ou para serem conseguidos só importando, quando são encontrados.

Por que você gosta de compartilhar arquivos?
Compartilhar é um ato de doar, de minimizar a desigualdade que o CAPITAL determinou. Assim, se eu tenho algo e você também, podemos compartilhar isso com outras pessoas, para que elas possam também ter. Além de divulgar os trabalhos dos artistas. Logo, compartilhar também é divulgar.

A indústria fonográfica tenta fortalecer a idéia de que quem baixa discos sem pagar é ladrão. Você concorda com esse pensamento?
Não. A Indústria Fonográfica quer botar a culpa de sua incompetência no compartilhamento. Os altos preços cobrados por eles e seus investimentos errados fizeram com que a margem de lucro tenha caído e por conta disso a culpa é nossa? Bons artistas continuam vendendo.

Você acredita que os usuários vão se acostumar a pagar por arquivos que, se quiserem, podem conseguir de graça? O que a indústria precisa fazer para que os consumidores vejam vantagem em pagar pelo conteúdo?
A indústria deve comercializar arquivos de música de ótima qualidade e deixar liberado por exemplo, arquivos entre 128 e 192 kbps para divulgação ou mesmo para álbuns fora de catálogo. Os preços dos CDs devem ser reduzidos para que muitos possam comprar. No nosso caso, continuamos comprando porque gostamos da qualidade do original, da capa, encarte e fotos.

Os downloads ilegais prejudicam os artistas? Por que?
Não, isso é um argumento falacioso e apelativo da Indústria Fonográfica para nos culpar por sua incompetência. Não vamos matar os artistas, mesmo porque eles vivem dos shows e estamos divulgando seus trabalhos.

Você acha que baixar o disco antes e conhecer as músicas é uma condição, hoje, para a maioria das pessoas decidir comprar um CD?
É certo que sim. Quando escutamos um álbum antes de comprá-lo temos certeza de onde estamos investindo o nosso capital e não gastaremos em algo que não era bem o que queríamos.

E você, compra CDs?
Compro sim, pela segurança de não perder meus álbuns favoritos, pela qualidade sonora e gráfica, embora o CD perca muito para o vinil, mas isso já é uma outra questão.

0 Comments: